19.4.05

Projecto Espacial Palestiniano

Building Against the Wall



No outro dia vi um documentário sobre os postos de controle do IDF (exército israelita). Não me lembro onde estavam colocados, mas isso agora são pormenores. Oi vai iz mir! O que me fez abanar a minha costela hebraica foi a forma como os soldados tratavam os civis palestinianos.
De repente, percebi que um bombista suicida era alguém que tinha levado a frustração ao limite. Continuo a condenar os radicais (muçulmanos e judaicos), mas percebi que eu, provavelmente, faria o mesmo.
A Haganah também aplicou a mesma táctica de pressão sobre os Ingleses até 1948. Agora as coisas são diferentes. Israel não vai deixar de existir mas os palestinianos têm que ter um país. O problema reside nos radicais islâmicos, que não toleram a existência de Israel, e nos ortodoxos judeus, que não permitem a existência de um estado palestiniano.
No meio deste lodaçal de intolerância ergueram-se barreiras, muitas barreiras, de todos os tipos. Uma delas física, a que chamam "Muro da Separação".
Atentados bombistas conduzem ao ódio e à demolição de casas palestinianas. Demolição de casas conduz ao ódio e atentados bombistas. Retaliação após retaliação o fosso entre os dois povos vai aumentando ao ritmo deste "espartilho de betão".
Neste vai-e-vem de dor, tenho estado a pensar que qualquer dia os palestinianos começam a construir as casas de encontro ao muro. Assim, quando vierem os bulldozers, estes, derrubam-no também.
Já começo a ouvir os soldados a berrar - They are building against the wall!